Tocar um açougue é como andar de bicicleta: é necessário estar em movimento para não cair! Concluímos então que para tocar um negócio é necessário montar estratégias para aumentar as vendas de seu açougue a todo momento. E para conseguir isso de uma forma esplendorosa, é necessário se empenhar, inovar, investir e pesquisar.

1- Excelente comunicação visual
Com o consumidor fazendo compras mais rápidas, fazer uma sinalização adequada dos diferentes tipos de carnes e cortes pode ser um diferencial para aumentar as vendas no açougue do seu supermercado.

Assim, além de deixar bem identificado onde fica o açougue no seu varejo, coloque placas e/ou sinalizadores que mostrem onde estão os cortes bovinos, aves, suínos, linguiças, entre outros. Também, é claro, lembre-se sempre de deixar o preço dos produtos bem visível.

Assim, antes mesmo de os clientes efetivamente chegarem até o setor de carnes, já saberão onde estão os cortes que desejam e o valor deles. Isso facilitará o fluxo dentro da loja e ajudará a promover uma experiência de compras mais positiva aos consumidores.

2- Cartazes na Vitrine
O correto é analisar o público alvo, o que eles mais consomem para direcionar promoções ou produtos que realmente seja interessante para seus clientes. Claro que em um açougue pode ter vários tipos de clientes, mas o que todos eles têm em comum é o interesse em produtos ou serviços que o açougue oferece. O desafio principal é saber quais são esses produtos e serviços.
Tenha uma mensagem diferente para cada um deles, por exemplo:
• Poderá investir em cartazes para clientes que nunca compraram (deixando do lado de fora do açougue);
• Poderá investir para os clientes que já compraram no passado, mas por algum motivo deixaram de comprar;
• E poderá, ainda, deixar para os clientes habituais, para que comprem mais.

3 – Invista MUITO nas redes sociais
Mostre nas suas redes sociais que o seu supermercado é especialista no assunto
Para aumentar as vendas no açougue mostre que o seu supermercado é entendido do assunto. Mas… Como fazer isso? Pois bem: uma boa maneira de mostrar a sua autoridade no assunto é utilizar as suas redes sociais a seu favor. Você pode:
• Fazer postagens com receitas que utilizam diversos tipos de carne;
• Convidar um chefe conhecido para explicar sobre o preparo de carnes;
• Fazer stories quando abastecer o setor, mostrando que o açougue está com cortes fresquinhos e de qualidade;
• Contar curiosidades sobre diferentes tipos de cortes de carne, entre outros.


Além das redes sociais, que tal fazer um encarte com receitas para um churrasco especial? Esse encarte pode ser enviado de forma segmentada via SMS para os clientes que já costumam comprar do setor!